31 de jan. de 2009

Matéria Gazeta do Povo 31/01/09


O padre Celso Cruz toma posse hoje como novo reitor do santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. A posse ocorre durante a missa das 19h30. O padre, que estava na administração da igreja há um ano, vai ficar à frente do santuário até 2011.
Durante a celebração, o atual reitor, padre Antônio Carlos de Mello, transmite o cargo. Ele chegou em Curitiba em agosto do ano passado. Poderia ficar mais tempo – até completar três anos – como reitor, mas decidiu assumir a coordenação do Seminário Postulando São Geraldo. “Fiquei muito tempo como pároco, agora vou para o seminário. Aprendi muito com o povo que vem ao santuário. A fé deles realmente nos questiona. Para mim foi um aprendizado de fé, persistência e perseverança”, diz.

Padre Celso Cruz, diante do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 30 mil pessoas vão à novena a cada quarta-feira.
Padre Celso diz que deseja expandir o santuário, levar mais devotos para as novenas. “O reitor tem uma visão do todo, de toda a comunidade. Deve estar atento à realidade pastoral. Nosso trabalho será em conjunto para movimentar a vida do santuário”, comenta.
Toda quarta-feira, desde as 6 até as 22 horas, ocorre de hora em hora a novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante o dia, cerca de 30 mil fiéis lotam o santuário para agradecer e pedir graças à Virgem. “Aqui é um lugar de devotos. Acredito que o maior desejo dos que frequentam o local é que sejamos humanos, acolhedores, tenhamos compaixão e orientemos quem nos procura. É quase como o trabalho de um psicólogo”, diz padre Celso.
Libras
Nas novenas do meio-dia e das 18 horas de todas as quartas-feiras duas intérpretes de libras trabalham durante toda a missa para que os fiéis com deficiência auditiva possam acompanhá-la. A ideia surgiu quando a paróquia entrou em contato com a Pastoral da Pessoa com Deficiência para que os funcionários da secretaria do santuário tivessem aulas de libras, para atender os fiéis. “Havia uma demanda e a paróquia pediu que fizéssemos o trabalho durante a novena”, explica a responsável pela pastoral, Fernanda Bruni.
Ela e a coordenadora dos intérpretes, Mariana Silva, ficam na frente do altar em um local elevado e fazem a interpretação de toda a missa e a novena. “São mais ou menos 30 deficientes auditivos em cada horário. Queremos montar um grupo para formar intérpretes na paróquia. O ideal é que cada igreja da cidade tenha um ou dois profissionais que trabalhem com libras, para que os deficientes possam ter acesso às missas e às atividades paroquiais”, diz Fernanda.
Elas estão em férias e voltam a participar da missa e da novena no dia 11 de fevereiro.

30 de jan. de 2009

Capela do CRAS


Venha fazer seu momento de adoração na Capela Santissimo Redentor aqui no CRAS, das 8h00 as 12h e das 13h as 21:30. de segunda a sexta.

29 de jan. de 2009

Fisioterapia: Condicionamento Físico



TERCEIRA IDADE – Projeto executado por uma fisioterapeuta voluntária com atividades preventivas, de auto-estima, postura, nutrição/alimentação, atividades recreativas, etc, voltado para 30 pessoas de idade que variam de 55 a 85 anos. Acontece toda segunda-feira, das 16:00 às 17:00.

Nutricionista

NUTRICIONISTA – Qualidade e balanceamento na alimentação, são um dos principais meios para se adquirir uma vida saudável. Devido a isso oferecemos o serviço de nutricionista para a comunidade que não tem acesso a este serviço. Este atendimento é voltado para crianças e adultos em qualquer faixa etária.

Orientação Vocacional e Profissional

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL – Este serviço tem por objetivo avaliar os jovens e adolescentes e direcioná-los para uma carreira profissional que preencha suas expectativas e desta forma o ajude a se realizar profissionalmente, temos disponibilidade para atender 08 jovens.

Orientação Jurídica

ORIENTAÇÃO JURÍDICA – Conhecer e lutar por seus direitos são um dos principais requisitos para o exercício da cidadania, voltado para a comunidade carente que não tem conhecimento e acesso ao meio jurídico, o serviço de orientação jurídica tem como objetivo: instruir e encaminhar os que o procura, para os diversos órgãos governamentais e não governamentais que possam auxiliar na resolução das demandas.

Informática

INFORMÁTICA PARA DESEMPREGADOS – Este projeto trabalha com a inclusão digital. Tem como maior objetivo capacitar trabalhadores para que detenham o conhecimento básico de computação. Divide-se nos módulos: Digitação, Windows, Word, Excel, Internet, que são realizados por voluntários com habilidades na área. O curso tem duração de 6 semanas, de segunda a sexta-feira, das 14:30 às 17:30 e das 19:00 às 22:00 e são ofertadas 10 vagas em cada período. Para que esta atividade seja realizada, contamos com máquinas (computadores) doadas pela comunidade.

27 de jan. de 2009

Familia Unida


Promovemos esperanças e alegria a muitas pessoas carantes.
Faça Parte desta familia.
Aqui esta as familias e os jovens do Santuario, promovendo alegria a muitas pessoas.

Fé e esperança.


CRAS onde Fé e vida se encontram.

Ajude nesta obra evangelizadora, seja um amigo do CRAS.

Deus abençoe voce.



Ir. Anesio. CSsR

26 de jan. de 2009

Atendimento Psicológico e Orientação Pedagógica



Este projeto conta com a terapia individual e em grupo, que é atribuição privativa dos profissionais voluntários da área de psicologia. Os atendimentos são realizados de segunda à sábado, nos horários da manhã, tarde e noite, conforme a disponibilidade dos profissionais voluntários. Atualmente contamos com 03 psicólogos para triagem e 16 para atendimento individual e 04 para atendimento em grupo. Atendendo 58 pessoas a partir dos 08 anos, e 01 pedagogo para desenvolver a avaliação pedagógica, atualmente 02 crianças estão desenvolvendo a avaliação em idade acima de 10 anos, visamos aumentar este serviço para 2009 com objetivo de atender no mínimo 10 crianças.

Atendimento Fonoaudiológico




Esta atividade conta com o atendimento de uma fonoaudióloga voluntária que realiza avaliações e acompanhamentos de crianças, jovens e adultos que buscam auxílio. Os atendimentos são realizados às sextas-feiras, das 13:45 às 17:00.
O empobrecimento crescente da população e conseqüente exclusão social origina a necessidade de um trabalho social por parte do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma vez que o contingente de excluídos busca principalmente as Igrejas, onde se pressupõem serão acolhidos, ouvidos e valorizados.
Rua Amancio Moro, 135- Alto da Glória - Curitiba/PR - telefone: 41 3352-6216, e-mail: cerasperpetuo@gmail.com
1. Objetivo Geral:

Atender famílias e indivíduos que, em decorrência da pobreza estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso aos serviços públicos, discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade e outros.

2. Objetivos Específicos:

1) Atender a população carente que solicita o auxílio no Centro Redentorista de Ação Social.
2) Encaminhar a população para instituições governamentais e não governamentais.
3) Prestar assistência emergencial à população, dentro dos critérios estabelecidos pela instituição.
4) Realizar visitas domiciliares, quando necessário.
5) Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situação de risco social.
6) Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade.
7) Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre as gerações.
8) Estabelecer convênios e parcerias com instituições governamentais e não governamentais.
9) Favorecer o resgate da dignidade humana e do exercício da cidadania.
10) Encaminhar a população atendida para cursos de aperfeiçoamento e a capacitação profissional.